sábado, 4 de agosto de 2012

FESTITALIA homenageia a Família Gasparini.

Como acontece em todas as edições da FESTITALIA, a Sociedade Dante Alighieri escolhe uma família de imigrante ou descendente italiano para homenagear pelos esforços  desenvolvidos na integração e no desenvolvimento de nossa cidade e região.
E neste ano foi escolhida como homenageada a Família Gasparini. Sua historia no Brasil começa com a chegada em 27/06/1896, em Santos, do imigrante Luigi Gasparini,(Mogliano Veneto-Treviso) nascido em 18/04/1858, filho de Giácomo Gasparini e Perina Gerardi. Casado com Josephina  Darin Gasparini, chegou no Brasil com os filhos Emílio, Delfino e Santino.  Aqui nasceu Vitório, que se casou com Deolinda Bregarioli  em 05/02/1921, com quem teve os filhos Geraldo,  Alpheu,  Djalma,  Ampélio,  Wilson,  Welson e Terezinha.

A Família Gasparini será homenageada na pessoa de Welson Gasparini, pessoa pública bastante conhecida em nossa cidade, região e no Brasil e que, quando Prefeito de nossa cidade, promulgou em 02/10/1964 a lei 1456 que reconheceu  a Sociedade Dante Alighieri como entidade de Utilidade Pública Municipal.